Além de belíssima, a costa baiana é repleta de reservas naturais e vida marinha; um convite para o turismo ecológico!
Enormes reservas de Mata Atlântica. Coqueiros a perder de vista ao longo da orla. Praias de águas mornas e cristalinas. Piscinas naturais formadas por recifes e falésias. Pontos de desova de tartarugas marinhas. Palco de lindos espetáculos oferecidos por baleias. Definitivamente, o litoral baiano proporciona fortes emoções e é um dos principais destinos dos amantes do ecoturismo – ou turismo ecológico –, que ganha cada vez mais adeptos no Brasil. Que tal desfrutar de um contato próximo com a natureza e ainda aproveitar as delícias oferecidas por um resort? Para isso, selecionamos para você três resorts na Bahia para fazer ecoturismo e se encantar com visuais e momentos de rara beleza. Aproveite as dicas da Elite Resorts!
TIVOLI ECORESORT PRAIA DO FORTE
ENTRE TARTARUGAS MARINHAS E BALEIAS-JUBARTE
Para iniciarmos em grande estilo nossa viagem pelos resorts mais sensacionais na Bahia para fazer ecoturismo, o Tivoli Ecoresort Praia do Forte. Localizado a cerca de 68 km ao norte de Salvador, possui uma arquitetura que se harmoniza com a natureza que o cerca. Um paraíso feito de mar em tons que vão do verde-esmeralda ao azul profundo – e que parece se unir ao céu no horizonte –, areias branquíssimas e coqueiros cujas folhas balançam suavemente ao sabor do vento. Para completar tamanha beleza, a Praia do Forte é local de desova de tartarugas marinhas, frequentada por baleias-jubarte e possui lindos recifes de corais.
O ECOTURISMO NA REGIÃO
A Praia do Forte está situada em um distrito homônimo e faz parte do município de Mata de São João. Seu nome deriva do Castelo Garcia d’Ávila, que começou a ser erguido em 1551 e é a única construção em estilo medieval no Brasil. Ao longo de seus 12 km de orla, a praia possui vários recifes, que formam piscinas naturais perfeitas para serem aproveitadas na maré baixa. Assim, para desfrutar disso, nada como se hospedar em um dos melhores resorts na Bahia para fazer ecoturismo.
A região é famosa pelos coqueiros – razão pela qual é chamada de Costa dos Coqueiros – e por ser local de desova de tartarugas marinhas, que estão ameaçadas de extinção. Você sabia que apenas uma em mil chega à idade adulta? Para preservá-las, há na região o Projeto Tamar, que proporciona diversas informações sobre esses animais extraordinários e a respeito de ações a serem feitas para que a natureza seja preservada.
Outro atrativo diretamente relacionado ao ecoturismo é o Instituto Baleia-Jubarte, dedicado a esse mamífero gigantesco, que costuma frequentar a Praia do Forte para mostrar todo o seu esplendor. Melhor ainda é que as baleias podem ser vistas a partir de pontos de observação. Uma experiência sensacional!
Imperdível também é o Parque Klaus Peters, perfeito para quem desejar conhecer espécies da fauna e da flora locais. Localizado ao lado do Instituto Baleia-Jubarte, possui entrada gratuita e uma trilha de mais de 3,5 km com cerca de 180 espécies de aves e placas identificando as árvores.
ATRATIVOS
Além de ser um dos melhores resorts na Bahia para fazer ecoturismo, o Tivoli Ecoresort Praia do Forte proporciona uma excelente estrutura de atrativos de diversão, lazer e relaxamento. O complexo aquático disponibiliza nada menos que sete deliciosas piscinas. Amplos jardins são excelentes para revigorantes passeios. Quem quiser movimento, pode desfrutar das quadras esportivas e do moderno fitness center, muito bem equipado para quem não abre mão de exercícios. Espetáculos musicais agitam as noites, enquanto o Anantara Spa – escolhido o Melhor Spa de Resort da América do Sul – propicia bem-estar com seus tratamentos e massagens.
ACOMODAÇÕES
A atmosfera fortemente voltada para o ecoturismo do Tivoli Ecoresort Praia do Forte é encontrada também em suas confortáveis acomodações. Isso fica claro já na decoração, inspirada em elementos que fazem referências ao mar, à terra e ao céu. Além disso, objetos decorativos feitos com materiais naturais – criações de artesãos locais – dão um toque de charme às unidades. A de melhor custo-benefício é o Apartamento Superior, que possui 38 m², uma espaçosa varanda e tem capacidade para dois adultos e uma criança. Já a acomodação mais luxuosa é a belíssima Pool Villa, que dispõe de três suítes, sala, cozinha, piscina privativa e nada menos que 320 m² de muito conforto.
GASTRONOMIA
Um dos melhores resorts na Bahia para fazer ecoturismo, o Tivoli Ecoresort Praia do Forte possui outro ponto forte: a gastronomia. Seus três restaurantes são excepcionais e altamente conceituados. O À Sombra do Coqueiral possui um menu à la carte que privilegia clássicos da culinária internacional, com destaque para a mediterrânea. Já o Tabaréu é sob medida para quem desejar se aprofundar no clima local e saborear pratos baianos, com ênfase nos frutos do mar. Por fim, o Goa combina receitas de diversos lugares do mundo com as regionais, oferecendo sabores únicos. Há ainda três bares que servem drinks e petiscos: o Ice Bar, o Dendê Bar e o Água de Coco.
Com uma excelente estrutura para proporcionar a melhor hospedagem possível, e ainda com toda a exuberância da natureza ao redor, o Tivoli Ecoresort Praia do Forte é um dos melhores resorts na Bahia para quem deseja fazer ecoturismo. Um lugar especial e capaz de oferecer experiências únicas!
TXAI ITACARÉ
A INTEGRAÇÃO PERFEITA COM A NATUREZA
Idealizado para que a natureza seja parte de sua própria essência, o Txai Itacaré é um desses lugares especialíssimos e inesquecíveis. Nele, a imersão no ecoturismo é completa, fazendo com que a integração entre as pessoas e o meio ambiente ocorra em uma harmonia rara de ser vivenciada. Localizado na Praia de Itacarezinho – a 15 km de Itacaré e a cerca de 165 km ao sul de Salvador –, o resort está em uma área de Mata Atlântica nativa, onde havia uma antiga fazenda de coco e cacau. Um lugar incrível!
O ECOTURISMO NA REGIÃO
No trecho do litoral baiano em que se situa o Txai Itacaré, costões rochosos se erguem e formam pequenas enseadas com praias de areia fina, alcançadas por meio de trilhas pela mata. Nelas, as águas possuem uma sensacional coloração verde-esmeralda e são quentes o ano inteiro. Para completar o cenário paradisíaco, coqueiros ao longo de toda a orla transmitem uma irresistível tranquilidade tropical.
A sustentabilidade, o desenvolvimento social responsável e o respeito pela comunidade local dão o tom em um dos mais sensacionais resorts na Bahia para fazer ecoturismo. Afinal, Itacaré – com suas ruas de pedra e casarões coloniais – preserva histórias de uma época e que o cacau era considerado o “ouro negro” e fazia a economia se movimentar.
Os passeios de turismo ecológico pela região são sensacionais e feitos com o auxílio de guias altamente treinados e equipados. São diversos os roteiros possíveis para explorar tanta beleza. Um deles é o que leva à Baía de Camamu, que concentra várias ilhas, praias, florestas e manguezais; tudo muito bem preservado. Os rios locais também estão na rota, assim como a bela Cachoeira do Tremembé, que desagua diretamente no mar.
Outro passeio especial – que reúne História e cultura – é o que leva à Fazenda Vila Rosa, referência em plantio e colheita de cacau. É possível saborear a fruta direto do pé e ainda ver a transformação dela em chocolate na fábrica. Aliás, com direito a degustação! Destaque também para o Projeto Txaitaruga, que visa proteger as tartarugas marinhas que desovam na Praia do Itacarezinho. Desde o início, a iniciativa já ajudou mais de 70 mil delas e é monitorada por biólogos.
ATRATIVOS
Como já vimos, o grande apelo deste que é um dos melhores resorts na Bahia para fazer ecoturismo é justamente a liberdade para explorar uma das regiões mais belas do litoral brasileiro. Contudo, o Txai Itacaré também proporciona atrativos para os hóspedes. O Spa Shamash Healing oferece rituais de bem-estar pensados para conduzir o corpo ao equilíbrio completo. Tudo de acordo com milenares técnicas e tradições orientais que purificam e relaxam, como massagens – ayurvédica, shamash, tui ná e com pedras quentes –, yoga e rituais de beleza. Já as crianças têm à disposição atividades como arvorismo, pinturas, trabalhos manuais com argila e coco, e muito espaço para brincadeiras.
ACOMODAÇÕES
Os momentos de descanso em um dos melhores resorts na Bahia para fazer ecoturismo são extremamente relaxantes. Afinal, é literalmente estar em meio à natureza. O Txai Itacaré possui dois tipos de acomodações, com a madeira presente em vários detalhes. Os apartamentos – construídos sobre decks suspensos – estão presentes em três categorias, indo do aconchegante Luxo, com 45 m², ao requintado Luxo Mezanino, com 80 m² e varanda privativa. Por fim, há os bangalôs – também sobre decks –, disponíveis em quatro categorias: do Superior Morro, com 60 m², chuveiro externo, varanda privativa e vista para o mar, ao Premium, o mais sofisticado, com 70 m², itens exclusivos como espreguiçadeiras, e vista para o mar e a mata.
GASTRONOMIA
No Txai Itacaré, dois restaurantes proporcionam verdadeiras delícias gastronômicas, preparadas segundo as mais modernas técnicas culinárias internacionais. Assim, os sabores tipicamente baianos ganham toques de sofisticação, o que leva o paladar a um outro nível. O Orixás possui um ambiente aconchegante, com mesas dispostas tanto em seu interior quanto na área externa, em meio às árvores. Já o Praia, como o nome sugere, disponibiliza uma vista espetacular, fazendo com que os sabores à mesa sejam realçados ao máximo. Ambos possuem uma vasta seleção de vinhos brasileiros e internacionais, para que se harmonizem perfeitamente com os pratos.
Certamente um dos melhores resorts na Bahia para fazer ecoturismo, o Txai Itacaré oferece ambientes capazes de proporcionar uma profunda imersão na natureza. Uma experiência transformadora e enriquecedora para quem deseja contemplar o mundo em que vive.
KÛARA HOTEL
TURISMO ECOLÓGICO NOS ARREDORES DE PORTO SEGURO
Localizado na linda região de Arraial d’Ajuda e a apenas 5 km ao sul de Porto Seguro, o Kûara Hotel está situado entre reservas de Mata Atlântica e o mar de águas cristalinas, que ganha tons que vão do verde-esmeralda ao azul. Paisagens típicas de uma natureza exuberante e que se integra perfeitamente com a estrutura deste que é um dos melhores resorts na Bahia para fazer ecoturismo!
O ECOTURISMO NA REGIÃO
Rica em atrativos, a região de Arraial d’Ajuda é capaz de proporcionar experiências variadas. Isso vai desde a badalação de seus restaurantes e bares, passa por locais carregados de História, e chega à aventura de desfrutar de locais únicos, que soam como um irresistível convite para o ecoturismo. É esta faceta que queremos destacar agora.
As praias são absolutamente paradisíacas, e algumas delas estão entre as mais famosas do País, sendo excelentes para a prática do ecoturismo. Para explorá-las bem, nada melhor do que se hospedar em um dos melhores resorts na Bahia para a prática do turismo ecológico.
Para citarmos algumas, há Caraíva, que oferece um belíssimo encontro do rio com o mar; a Praia do Espelho, repleta de corais e que leva esse nome pelos reflexos na maré baixa; Trancoso, com águas cristalinas e destino de celebridades; Rio da Barra, que possui piscinas naturais; e Taípe, cercada por mata nativa e falésias de até 50 metros de altura.
Há outros atrativos especiais na região em que se situa o Kûara Hotel. As baleias-jubarte costumam “passear” pela costa baiana e oferecem sempre espetáculos. Nas aldeias indígenas – como a Reserva da Jaqueira e a Reserva Pataxó de Caraíva –, os índios fazem demonstrações de seus costumes e mostram suas artes. Os mergulhos também são incríveis, com restos de dois naufrágios para explorar, além de toda a exuberância da flora e fauna marinhas.
ATRATIVOS
Além de ser um dos mais sensacionais resorts na Bahia para fazer ecoturismo – tendo sido idealizado para se integrar inteiramente à natureza –, o Kûara Hotel dispõe de uma excelente estrutura de lazer, diversão e bem-estar. A praia privativa possui falésias que parecem brotar das águas cristalinas. Já as piscinas têm vista para o mar, hidromassagem e borda infinita. As crianças também têm uma à disposição. Para o bem-estar, há um moderno fitness center e o Spa L’Occitane, único no sul da Bahia. Por fim, há quadras de tênis e, para curtir as delícias da região, a possibilidade de realizar passeios de caiaque, stand-up paddle e canoa havaiana.
ACOMODAÇÕES
As acomodações do Kûara são bastante aconchegantes e constituídas por suítes. Das 46 disponíveis, nada menos que 20 têm a capacidade de serem convertidas em quatro villas com muito espaço e privacidade. Ou seja, proporcionam todo o conforto para uma estada inesquecível. Os ambientes e a decoração seguem o clima alegre e solar da Bahia, privilegiando a natureza local. Assim, da Suíte Superior, com 35 m², até a Suíte Super Luxo com Sala, com 136 m², muito conforto e momentos inesquecíveis estão à espera dos hóspedes neste que é um dos melhores resorts na Bahia para fazer ecoturismo.
GASTRONOMIA
No Kûara, a gastronomia reúne as ricas gastronomia baiana e mineira, além da sofisticada cozinha internacional. Contudo, com o detalhe de que o preparo dos pratos ocorre segundo as técnicas contemporâneas mais modernas. Assim, um toque diferenciado marca as receitas no resort, que privilegia os peixes e os frutos do mar. Afinal, estamos na Bahia! Os pães artesanais, bolos e tapiocas fazem muito sucesso nos cafés da manhã. Por fim, os hóspedes podem saborear drinks e petiscos de frente para o mar, sem tirar os pés da areia. Perfeito, não?
Encantador em todos os seus detalhes, o Kûara Hotel é um excelente destino para quem busca resorts na Bahia para fazer ecoturismo. Certamente, ótimos momentos serão vividos em meio à natureza e proporcionarão lembranças incríveis!
Qualquer que seja sua escolha para uma experiência de luxo e exclusividade, conte com a Elite Resorts. Afinal, somos uma agência de turismo especializada nos melhores resorts e hotéis do Brasil, e temos os profissionais certos para que você aproveite a oferta mais interessante. Entre em contato com a gente e faça sua cotação!